Dúvidas

Veja as dúvidas frequentes referentes a como parcipar do curso Bota pra Fazer.

INSTITUIÇÕES DE ENSINO -  PARA QUEM QUER PARTICIPAR

O que é o Bota pra Fazer?

O Bota pra Fazer é uma iniciativa da Endeavor criada para contribuir com a forma como as instituições de ensino brasileiras inspiram e preparam estudantes para criarem negócios de alto impacto.

 

O que se ensina a partir do programa Bota pra Fazer?

O Bota pra Fazer serve como orientação para quem deseja desenvolver um negócio de alto impacto. A partir de um conteúdo extremamente prático e inspiracional, o programa faz com que o aluno reflita sobre todas as questões que deverá responder ao longo de sua jornada empreendedora. Além disso, o programa também conta com diversos casos de empreendedores brasileiros de sucesso, que enriquecem a teoria com suas experiências pessoais sobre como iniciaram seus negócios. Ao fim do programa, o aluno poderá formatar um plano de negócio a partir de todas as questões que responderá ao longo do curso.

 

Quem pode se tornar parceiro do Bota pra Fazer?

Qualquer organização que busque disseminar o empreendedorismo de alto impacto pode se tornar parceira do Bota pra Fazer. Atualmente temos na rede de parceiros do Bota pra Fazer instituições de ensino superior, incubadoras,consultorias e organizações de fomento ao empreendedorismo, como a BM&F Bovespa.

 

Como funciona a parceria entre a instituição de ensino e a Endeavor?

O parceiro, ao concluir a parceria com a Endeavor, terá acesso a uma licença anual que lhe permitirá desenvolver seus programas de formação empreendedora. Esta licença anual inclui: (1) a realização de uma turma de treinamento semipresencial (12 horas) para até 20 professores escolhidos pelo parceiro, (2) consultoria da Endeavor para o desenvolvimento das aplicações do Bota pra Fazer na instituição, além de logins de acesso para os alunos ao portal online, conforme quantidade acordada com a instituição, e, se a instituição desejar, livro do programa, também na quantidade acordada entre as partes.

Uma vez definidas as possíveis formas de aplicação da metodologia na institução parceira, inicia-se uma fase de planejamento da instituição em que esta selecionará os professores a serem capacitados na metodologia e definirá, em conjunto com a Endeavor, a data do treinamento destes professores.

Após o treinamento, o parceiro poderá ofertar cursos com a metodologia “Bota pra Fazer” para seus alunos ou para novos públicos no mercado. 

 

Como posso me tornar parceiro da rede do Bota pra Fazer?

Para se tornar parceiro, você deverá licenciar a sua instituição no Bota pra Fazer. Para entender mais detalhes sobre como funciona o licenciamento, por favor entre em contato com a Endeavor através do e-mail contato@botaprafazer.org.br.

 

Quais são os diferenciais do programa Bota pra fazer?

Conteúdo de alta qualidade, focado na realidade brasileira: material didático internacionalmente reconhecido e adaptado para o ambiente de negócios brasileiro por professores especialistas em empreendedorismo de algumas das melhores instituições de ensino brasileiras (FGV, Insper, Ibmec, PUC- RS, Unicamp,Inatel, SENAC, entre outras);

Diferencial de marca: possibilidade de se associar às marcas Endeavor– organização internacionalmente reconhecida na promoção de empreendedorismo – para apromoção de seus cursos de criação de novos negócios e certificação dos participantes egressos do programa;

Potencial de ampliar o portfolio e oferta de cursos de empreendedorismo: a partir da capacitação de um conjunto de professores em uma metodologia única reconhecida internacionalmente e da utilização da plataforma online como apoio a sala de aula, o parceiro poderá criar novos produtos e serviços para empreendedores e alunos, pagos ou gratuitos;

Rede de Universidades: alunos e professores da instituição parceira se conectarão a uma rede nacional de instituições de alta qualidade que aplicam o programa, podendo promover trocas de conhecimento entre docentes e discentes.

 

Quem é parceiro atualmente?

Atualmente, mais de vinte das mais renomadas instituições de ensino superior se tornaram parceiras da metodologia como o Anhembi Morumbi,CESUPA, ESPA, ESPM-RJ, FACENS, FECAP, FGV- EAESP, Fundação Guamá, Ibmec- Rio, Ibmec-MG, Insper, ITA Newton Paiva, PUC- RS, PUCPR, Rede Mineira de Inovaçao (RMI), SENACSP, UFABC, UFPR, UFRJ, UNA, UniBH, UNICAMP, UNIFEI, UNIMONTE, UNINDUS, URI e Veris. Além disso, o Instituto Educacional da BM&F Bovespa também aplica o programa para empreendedores vinculados a incubadoras e parques tecnológicos.

 

Qual é o impacto esperado do Bota pra Fazer?

A área de pesquisa da Endeavor preparou questionários para monitorar a atividade empreendedora dos alunos participantes do Bota pra Fazer e a evolução de suas competências ao longo do tempo. Com isso, espera-se como impacto principal a formação, pelos parceiros, de uma geração de empreendedores oriundos de seus cursos capazes de identificar oportunidades e transformá-las em negócios de alto impacto.

Isto será possível a partir do fortalecimento do ecossistema empreendedor da instituição, incluindo professores mais capacitados, material de alta qualidade e respaldo internacional e currículos adaptados à prática empreendedora.

PARA QUEM QUER PARTICIPAR DO CURSO BOTA PRA FAZER

Quem deve participar de um curso Bota pra Fazer?

 

Se você deseja se tornar empreendedor ou já tem um negócio que está em fase inicial de desenvolvimento, o Bota pra Fazer é o curso certo para você. Ele o ajudará a percorrer todas as questões que um empreendedor deve responder quando está iniciando sua jornada empreendedora e o inspirará a sonhar grande para criar um negócio de alto impacto.

 

Como posso participar?

Caso você seja aluno de uma das instituiçoes parceiras, entre em contato com a coordenação para se informar sobre como pode participar de cursos com o Bota pra Fazer.

Caso você não seja estudante de nenhuma das instituições parceiras, entre em contato conosco pelo contato@botaprafazer.org.br.

 

Os cursos do Bota pra Fazer são oferecidos diretamente pela Endeavor?

O Bota pra Fazer consiste em uma metodologia licenciada a instituições parceiras. Desta forma, a Endeavor prepara esses parceiros, treinando-os e oferecendo recursos didáticos para que eles desenvolvam suas próprias iniciativas de educação empreendedora.